Serviço social
Projeto ético-politico do serviço social, ele é resultado histórico da luta pela democracia, e contra os valores éticos-politicos do conservadorismo profissional, está luta já dura há mais de trinta anos. Ganhando força s no final da década de 1970, com a crise da ditadura militar e com a reorganização política dos movimentos sociais dos trabalhadores, sindicatos, associações e movimentos estudantis
O projeto ético-político do serviço social tem a liberdade como valor ético central, concebida num contexto histórico como possibilidades de escolhas, traçando um compromisso com a autonomia e a emancipação do individuo. Assim esse princípio nos remete a um compromisso profissional vinculado a uma nova ordem societária sem exploração / dominação de classe, gênero ou etnia.
Um grande valor é a defesa intransigente dos Direitos Humanos, usando dos conceitos de equidade e justiça, visando o acesso universal aos serviços de programas e políticas sociais, com a ampliação da cidadania firmada nos direitos civis, sociais e políticos. Esse nos remete ao valor da democracia entendida como a democratização e sociabilizarão das riquezas socialmente produzidas.
Como valor profissional o Projeto direciona um compromisso com a competência na formação acadêmica, formando profissionais com capacidade critica de analise da realidade social para que se possa romper com o voluntarismo e com as interpretações errôneas a cerca do projeto ético-político profissional.
Além do comprometimento com a qualidade na formação, outro valor do projeto é o compromisso com os serviços prestados à população, priorizando uma nova relação entre assistente social e