Serviço social
Na área da saúde, além de prestar apoio técnico junto à equipe multiprofissional nas questões especificas a Assistência Social Atua também na elaboração, implantação, gerência de programas, projetos desenvolvidos pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, além de projetos desenvolvidos na própria instituição hospitalar.
No Hospital a equipe do Serviço Social intervém planejando, organizando e promovendo o atendimento dos usuários da instituição identificando os aspectos sociais, econômicos e culturais relacionados ao processo de saúde e doença. Cria condições para que ele desenvolva sua capacidade critica, enquanto sujeito de direitos. É mediador quando orienta e esclarece a importância da participação dos familiares junto ao tratamento, resgatando e mesmo propiciando a reconstituição dos vínculos familiares, contribuindo para retomada da relação social do cidadão, a qual muitas vezes apresenta-se fragilizada ou inexistente.
O Serviço Social é parte integrante da equipe multiprofissional e interdisciplinar. Realiza atendimentos individuais e desenvolve o seu trabalho através de abordagens grupais, intervindo em questões relacionadas a direitos e deveres sociais.
Promove e participa de palestras, seminários, além de produzir conhecimento teórico-cientifico por meio de pesquisas que subsidiam a intervenção profissional. Participa de Congressos, contribuindo na área da saúde.
A Serviço de quem?
Aos usuários acompanhados no Ambulatório, internados nas Clínicas e Pronto Socorro, bem como aos membros que compõem a rede familiar e / ou social desses usuários.
SERVIÇO SOCIAL EM ALGUMAS DE SUAS PRINCIPAIS ATUAÇÕES
• No Serviço de Pronto Atendimento / Pronto Socorro e Ambulatório: O Serviço Social presta atendimento social diário, onde são atendidos os usuários que estejam