Serviço social
1 INTRODUÇÃo 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃo
O envelhecimento da população tem diversas dimensões e dificuldades, mas, contudo temos que garantir a integração do idoso à vida comunitária.
O envelhecimento influencia o consumo, arrecadação de impostos e pagamentos de pensões, aumenta os gastos com a saúde e assistência medica e ate modifica a composição e organização da família.
A constituição federal, a Política Nacional do Idoso e o Estatuto do Idoso garantem direitos no SUS para os idosos que dele necessitarem.
2 DESENVOLVIMENTO
O envelhecimento é um processo natural, contínuo e gradativo, apesar de não haver um momento em que se defina uma pessoa como idosa, para as sociedades industrializadas a idade em que as pessoas geralmente deixam a força de trabalho é de 65 anos.
A definição de envelhecimento se da por uma série de alterações que vão ocorrendo no organismo ao longo do tempo vivido. O processo provoca mudanças nas funções e na estrutura do corpo o que torna mais fácil o aparecimento de fatores prejudiciais, estes podem ser externos, como internos.
Dos fatores externos os mais conhecidos por acelerarem o processo de envelhecimento e agredirem o organismo, são: exposição ás radiações solares, álcool, fumo, poluição ambiental entre outros. E os fatores internos são falha imunológica, renovação celular comprometida, etc.
Existem dois tipos de envelhecimento o normal- que vêm junto comas doenças e limitações que afetam muitas pessoas idosas, e o envelhecimento saudável e, que não vem junto de doenças.
O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial que vem crescendo cada dia mais. O aumento dos idosos tem dois motivos, são eles a diminuição da mortalidade, que provoca um aumento na expectativa de vida e o outro motivo é a queda da quantidade de filhos