Serviço Social
RESUMO
O presente trabalho é resultado de pesquisa que procura analisar a relação ética e política entre o serviço social e os movimentos sociais, considerando as políticas sociais como objeto de reformas de caráter neoliberal, que a partir dos anos noventa coloca limites à realização de um projeto profissional voltado para aprofundamento da democracia. As análises se estruturam em quatro aspectos fundamentais: o processo de renovação profissional; a inter-relação do debate a cerca do significado do neoliberalismo e as preocupações políticas e funcionais do serviço social; a perspectiva crítica dos movimentos sociais no Brasil; os impasses verificados na prática profissional e alguns desafios no campo político-profissional. A pesquisa utiliza como instrumentos a observação direta nas áreas da saúde e da previdência social, eventos, reuniões nacionais e internacionais de movimentos sociais e dos assistentes sociais no Brasil.
INTRODUÇÂO
O presente artigo dá ênfase em primeiro lugar ao processo de renovação do serviço social, assim como, ao contexto da execução na sociedade brasileira das políticas neoliberais, verificando os avanços e retrocessos no seio da categoria profissional e desta forma resgata a relação entre serviço social e movimentos sociais em defesa de políticas sociais e direitos sociais que respondam às lutas dos trabalhadores, afirmando assim, os princípios ético-profissionais e políticos dos assistentes sociais.
UM BREVE HISTÓRICO DO PROCESSO DE RENOVAÇÃO PROFISSIONAL
O período de início da ditadura militar foi decisivo para o redirecionamento do serviço social no Brasil. É nesse contexto que começa a se desenvolver um novo cenário social, político e econômico em vários países da América Latina.
O serviço social ingressou num processo de profundas mudanças,