Serviço social
Caxias – MA
2012
AS MUDANÇAS NO CAMPO DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL
A assistência social no Brasil constitui, hoje, um campo em transformação. Transita de um período em que o foco de compreensão da assistência social era dado pelo senemerência, a filantropia ao assistencialismo com conotação de clientelismo político para a condição de um direito social inscrito no âmbito da seguridade social.
Os textos apresentados demonstram a profundidade da transformação que se esta buscando operar na relação entre o estado e o assistido na medida em que a assistência social se torna um direito social. Essa transformação passa pela busca da própria identidade do que é a assistência social. Como apontam os debates, o delineamento da assistência social como campo de atuação de política publica é bastante complexo.
Não pode mais ser vista como simples resposta a uma demanda social específica apresentando dimensão, transversal que vai de encontro as demais políticas saciais.
PROJETO ÉTICO-POLITICO DO SERVIÇO SOCIAL E SUA RELAÇÃO COM A REFORMA SANITÁRIA: quais foram as bases que influenciaram o projeto e qual o reflexo dele até hoje.
A influência norte-americana na profissão subsistiu a europeia, que marcou a conjuntura anterior, tanto no nível da formação profissional com alteração curricular como nas instituições prestadoras de serviços. O marco desta mudança de influencia situa-se no congresso interamericano de Serviço Social. Posteriormente foram criados diversos mecanismos de interação mais efetiva como o oferecimento de bolsas aos profissionais brasileiros e a criação de entidades organizativas.
O Serviço Social na saúde vai receber as influências da modernização que se operou no âmbito das políticas sociais, sedimentando sua ação na pratica eurotiva principalmente na assistência medica previdenciária - maior empregador dos profissionais.
Foram enfatizadas