Serviço social
ENTREVISTA
1 - Há quanto tempo desenvolve suas atividades profissionais neste local? O que faz em que área?
R – há um ano e oito meses, entretanto o tempo correto é um ano e um mês, tendo em vista que fiquei afastada sete meses.
2 – Fazer levantamento dos principais instrumentais técnicos operativos utilizados pelo profissional no seu trabalho.
R – Trabalha no serviço Social do Centro de Saúde 04 de Samambaia DF. Faço parte no Núcleo de apoio ao Saúde da Família NASF.
3- Verificar como o profissional se sente em relação ao seu trabalho, nos seguintes aspectos: valorização pessoal, valorização profissional: Remuneração.
R- Valorização pessoal: sou de uma família simples e que não tive muitas oportunidades. Entretanto eu minha irmã estudamos e conquistamos nossa formação superior, gosto do meu trabalho e acredito que ainda falta muito a ser conquistado pelos assistentes sociais. No entanto o profissional é valorizado e solicitado nas varias políticas inclusive para trabalhar em equipe multiprofissional como é o caso do NASF na SES, a remuneração é boa, mas falta o plano de carreira, é um plano que valoriza a capacitação profissional, ou seja, não há nem um incentivo para o método doutorado, ou mesmo especialização.
CONCLUSÃO
Percebo que diante da pesquisa a Assistente Social possui clareza da ação profissional na área da saúde em prol da qualidade de vida dos grupos familiares, visando à garantia da interdisciplinaridade das ações através de programas possibilitando das efetivações de ações básicas a população. Entre outras atividades indispensáveis para plena efetivação do programa saúde da família. Porém ainda ela sente falta de um plano de careira que valorize o profissional qualificado na área, ou seja, não há nenhum incentivo ao profissional que possui Mestrado ou Doutorado.
Este profissional não só transmitiu a felicidade de estar atuando como assistente social, mas de identificar, analisar e