Serviço social
Capacidade de compreender e interpretar a especificidade da intervenção do Serviço Social no estágio, tendo em conta as diferentes abordagens teóricas. Visa conhecer as políticas sociais existentes para os idosos, referir e entender as medida das políticas existentes e resposta aos problemas sociais, conhecer as legislação e identificar as entidades com competência em matérias de idosos.
2. Identificação das expressões da questão social atendida pela Instituição, às dificuldades teóricas e práticas estimadas. * Quais são as problemáticas atendidas? Ex: famílias em vulnerabilidade social: violência doméstica de crianças, entre outros e as dificuldades ou facilidades para o desempenho das atividades (comente).
População da freguesia constituída por crianças, adultos, no lar dos idosos a média de idades da população situa-se entre os 80 anos. Centro de convívio é um espaço onde as pessoas idosas podem estar em interação, usufruindo de várias atividades, preenchendo suas tardes. Destina as pessoas que não possui um elevado grau de dependência e ainda vive nas suas casas muitas vezes abandonada pelos seus familiares. Serviço de Apoio Domiciliário (SAD)- Consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicilio a indivíduos e familiar, quando solicitado. Lar – Destinado aos alojamentos coletivos em idosos que se encontram mais dependentes, necessitam de maiores cuidados por parte dos técnicos e ajudantes de ação direta.
Residência – Conjunto de apartamentos com espaços com serviços de utilização comum. O Centro Social e Paroquial contribuiu para a melhoria de vida