Serviço Social
PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS
RESUMO
As reflexões tecidas no presente artigo visam abarcar o desafio posto aos assistentes sociais no atual estágio societário onde as expressões da questão social assumem caráter crítico e expõe a humanidade a condições degradantes de existência. O projeto ético-político posiciona esse profissional a repensar seu fazer e adotar um referencial crítico que o municie de conhecimentos e estratégias forjadas a partir desse acervo teórico recortado numa perspectiva crítica que contemple as contradições presentes nas relações sociais. A profissão do Assistente Social está diretamente relacionada com a ética. O Assistente Social enfrenta pontos positivos e negativos para o desenvolvimento de seu trabalho. Sua capacidade de agir de acordo com as normas editadas no Código de Ética do Assistente Social é que fazem dele um excelente profissional, torando-o humano, responsável e acima de tudo uma pessoa que realmente sabe lidar com as diferenças. Os assistentes sociais elevam seu trabalho acima de seus próprios interesses, ajudam as pessoas em vulnerabilidades tendo em atenção seus problemas sociais.
Palavras-chave: Ética; Sociedade; Profissão.
1 INTRODUÇÃO
O Serviço Social é uma profissão cerceada por princípios e valores humanistas que se configura nas relações entre Estado e sociedade. A profissão tem o dever de articular valores básicos, princípios e padrões éticos. O Código é relevante para todos os assistentes sociais e estudantes de Serviço Social, independente as suas funções profissionais, áreas de trabalho ou as populações que servem.
O Código de Ética é uma demonstração de luta pelo aprimoramento profissional e respeito aos usuários na medida em que busca também assegurar os direitos de cidadania da população que se utiliza dos serviços prestados pelas instituições onde se inserem os assistentes sociais.
A ética é um questionamento sobre o agir, uma reflexão sobre o