serviço social
VALE TUDO CONTRA AS DROGAS
Trabalho de produção textual avaliativa. Apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, da disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II, referente ao 6º semestre do curso de Serviço Social.
Orientadores: Prof.ª Amanda BozaGonçalves,Clarice da Luz Kernkamp, Maria AngelaSantini, Maria Lucimar Pereira e Rosane Ap. MalvezziBelieiro.
SUMÁRIO
1. APRESENTAÇÃO
Historicamente, a atenção á saúde da mulher foi centrada na função reprodutiva, sobretudo durante a gravidez e o parto. No século XX na década de 70, o programa de saúde materno infantil (PMI) retratou uma política do estado brasileiro, que pretendia proteger a binômia mãe e filho e, na década de 80, o povo reconheceu a justeza da luta do movimento feminista pela ampliação da atenção á mulher criando o programa de assistência integral a saúde da mulher o (PAISM). Ressalta-se que mesmo que tenha havido avanços nas ultimas décadas, os programas não conseguiram mobilizar o sistema publico na direção de uma melhoria da atenção a saúde da mulher para alem dos avanços de procriação.
2. JUSTIFICATIVA O serviço da saúde tem como principio a atenção pré- natal e puerperal acolhendo a mulher desde o inicio da gravidez. O pré- natal é o acompanhamento feito as gestantes. Através de consultas que realiza uma vez por mês, co9mpleta de seus dados considerando os aspectos citados acima com o exame físico completo. Porem o pré- natal não só é composto de dados, ele começa pela a interligação, implica na recepção da mulher, desde sua chegada à unidade de saúde, responsabilizando-se por ela, ouvindo suas queixas permitindo que ela expresse suas preocupações, angustias garantindo atenção resolutiva e articulação com outros serviços de saúde para a continuidade