Serviço social
O significado de encaminhamento de acordo com o dicionário é: guiar, conduzir, dirigir, direcionar, enfim..., mostrar o caminho para o bem. Na ação profissional do Assistente Social significa, dar direcionamento as demandas apresentadas pelo usuário do serviço, pois enquanto profissional e funcionário de uma organização não dispõe de recursos para atender as demandas trazidas pelos usuários.
Existe a necessidade de analisar junto ao usuário a direção e o destino a ser dado à demanda, a partir desta análise realiza-se o encaminhamento, uma fez que, o usuário é o sujeito de sua vida e destino.
Encaminhamento não quer dizer livrar-se do usuário que traz uma demanda complexa, que deixa o profissional sem ação, portanto, para livrar-se entrega ao usuário o endereço de qualquer lugar.
Para realizar um encaminhamento com possibilidades de êxito, é necessário que se conheça os recursos existentes na cidade, mas para isso é necessário uma pesquisa, localizar os serviços específicos e os critérios de atendimento e funcionamento, para isso o assistente social pode utilizar-se de diversos recursos, como por exemplo, telefone, sites, email, etc.
Manter uma rede atualizada é de suma importância para o profissional, assim como, manter relações inter institucionais, com outros profissionais pode gerar intercâmbios e criar novas redes para facilitar/orientar o usuário.
Os encaminhamentos, em geral, são concebidos dentro de duas possibilidades básicas:
- transferir o atendimento do usuário e suas demandas para outro local;
-prosseguir com o atendimento, porém recorre ao encaminhamento para que o usuário possa acessar a outros serviços/benefícios a fim de solucionar as suas demandas.
O assistente social realiza trabalho sócio-educativo, mas para que isso aconteça os profissionais precisam perceber os serviços como meios e não como fins em si mesmo, pois o trabalho sócio-educativo interfere na visão de mundo,