Serviço social
Já o conhecimento textual, é o conjunto de noções e conceitos sobre o texto.
Existem vários tipos de texto que são classificados pela sua estrutura, podendo ser: narrativo, expositivo ou descritivo.
A estrutura do texto narrativo é caracterizada pela marcação temporal cronológica e pela casualidade; a estrutura do texto expositivo é organizada por componentes ligados entre si, por diversas relações lógicas, tais como: problema e solução, e por fim, a estrutura do texto descritivo, que pode ser reconhecido por certos efeitos descritivos, como: um efeito de listagem.
Na sala de aula, o professor pode elaborar uma atividade onde os alunos leiam um texto, por exemplo, um Conto de Fadas, e peça aos alunos que façam a descrição dos personagens. Assim, estará trabalhando a estrutura do texto descritivo. Num outro dia, o professor pode pedir para que os alunos reconstruam a história lida, exercitando então a estrutura do texto narrativo.
Quanto ao conhecimento de mundo, pode ser adquirido formalmente ou informalmente. O conhecimento formal é de caráter enciclopédico e o conhecimento informal são as experiências e o convívio em sociedade. Em sala de aula, é importante que o professor e os alunos interajam, trocando suas experiências e conhecendo novas culturas, ampliando assim, seu conhecimento de mundo.
O professor deve propiciar contextos a que o aluno deva recorrer simultâneamente, a fim de compreendê-lo em diversos níveis