Serviço social
Introdução
É o trabalho que o Assistente Social desenvolve dentro das empresas que pertence ao Estado, Dentro da esfera estatal o Assistente Social deve ser referente ás expressões da questão social, seria o desemprego, o aprofundamento da desigualdade social, o desemprego estrutural e a precarização das relações de trabalho, a reforma conservadora do Estado, os processos de redefinição dos sistemas de proteção social e da política social.
Objetivo
Compreender o Serviço Social dentro da esfera do poder público, o porquê ele surgiu é o contexto histórico social, político e econômico, após a Revolução Social.
Esse cenário ele é um cenário político em que surge o sistema capitalista contemporâneo. Esse cenário político, econômico e social é o cenário em que o sistema capitalista se consolida a partir do capital monopolista, ou seja, dos monopólios, como por exemplo, fábricas.
É necessário compreender que o Serviço Social surge como profissão, como instrumentos do enfrentamento às expressões da questão social, onde as questões referentes seria a desigualdade social; desemprego; precarização das relações de trabalhos, sobre tudo da Reforma Conservadora do Estado.
O Estado surge para legitimar a classe hegemônica que são as classes capitalistas, onde o Estado é dominador hegemonicamente do sistema capitalista.
Serviço Social e Relações Sociais Capitalistas- uma referência necessária
O projeto profissional da esfera estatal terá que compreender as relações de trabalho dentro do sistema capitalista. Estar com um projeto profissional incluso nela, como a Emancipação da Classe Trabalhadora, defender um Estado contra o outro, que seria o viés contra o Estado capitalista e ficar a favor da classe trabalhadora hegemônica.
O Projeto ético político não é materializado, ou seja, não tem em pápeis ou Leis que possa ser seguido, e si é fruto de um debate desde o surgimento da profissão