Serviço social
O sistema nervoso é o conjunto de órgãos por meio dos quais o ser humano se comunica com o mundo exterior e com as distintas partes do seu organismo. É o sistema mais complexo de todo o corpo. Divide-se em sistema nervoso central, formado pelo encéfalo e a medula espinhal, e o sistema nervoso periférico, formado pelos nervos raquidianos e nervos cranianos.
Os nervos cranianos nascem no encéfalo e os nervos raquidianos nascem na medula espinhal. Uma parte dos nervos conduz os impulsos nervosos até o sistema nervoso central, enquanto a outra realiza o inverso. O sistema nervoso periférico ainda se subdivide em sistema nervoso autônomo e sistema nervoso somático.
O sistema nervoso autônomo leva a informação dos receptores das vísceras e conduz impulsos voluntários a elas. Um exemplo é o impulso ao músculo cardíaco para sua contração. O sistema nervoso somático recolhe a sensibilidade dos receptores cutâneos e dos sentidos e conduz os impulsos voluntários ao sistema musculoesquelético.
Principais componentes e funções do sistema nervoso {explica a tabela}
O encéfalo
O encéfalo é formado pelo cérebro, o diencéfalo e o tronco cerebral. O tronco cerebral é formado pelo mesencéfalo, pela ponte e pelo bulbo. O encéfalo e todos os seus componentes encontram-se encerrados na cavidade craniana.
Quanto a suas funções, o encéfalo se divide em três partes: o encéfalo Posterior, o Médio e o Anterior. O encéfalo posterior se liga à medula espinhal e é constituído pela ponte, pelo bulbo raquidiano e pelo cerebelo. Ele coordena algumas funções vitais do organismo, como a respiração, a pressão arterial e o ritmo cardíaco.
O encéfalo médio, ou mesencéfalo, tem funções secundárias auditivas e visuais. E o encéfalo anterior, integrado pelo diencéfalo e os hemisférios cerebrais, é a sede das funções próprias da inteligência e, por isso, constitui o principal órgão do ser humano. Também controla atividades voluntarias, como a fala, e ocupa três quartos da massa