Serviço social
I SIMPÓSIO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM TEOLOGIA
A ORIGEM CONFESSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL
Maria da Penha Almeida Fehlberg
Mestranda em Teologia
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo a busca pela construção de conhecimentos na área do Serviço Social, bem como promover o aprofundamento do conhecimento na área teológica, tendo em vista que vivemos hoje num mundo globalizado, neoliberal, pós-moderno em que a mudança nas demandas para a profissão são uma constante, visto que o Serviço Social é uma profissão que trabalha as expressões da questão social, visando à ampliação da cidadania e a garantia de direitos aos cidadãos.
O Serviço Social é aqui apresentado levando em conta sua origem confessional, surgindo da prática da ajuda, caridade, solidariedade, impregnado pela filosofia tomista, gerado pela convocação da Igreja católica às damas da caridade, para o desenvolvimento da ação social católica. Alguns autores negam esta origem confessional, pontuando que este “ranso” da religião que existe na profissão deve ser superado, pois a profissão teria surgido com o agravamento da questão social advindo do capitalismo.
Palavras - chave: Serviço Social, Igreja, Solidariedade, Gênero.
INTRODUÇÃO
Ao longo da história da profissão Serviço Social, a Igreja exerce importante papel para o exercício da caridade, solidariedade, organização de ajuda, preocupação com a moral e bons costumes e com a estruturação das famílias.
Isto se percebe inclusive nos dias de hoje, mesmo com a existência de Políticas Públicas, como a Política de Assistência Social, que visa à inclusão social do cidadão nas demais políticas sociais.
Assim na busca pelo conhecimento do processo histórico de como se deu esta mudança da ajuda, da caridade para a profissão Serviço Social, nos deparamos com as transformações societárias, impulsionadas pelo surgimento do capitalismo e aceleradas com o neoliberalismo, a