Serviço social :)
Objetivos da disciplina – Conhecer a ciência antropológica, seu objetivo de estudos e conceitos fundamentais. Refletir criticamente sobre os fenômenos sócio culturais do Brasil e do mundo na contemporaneidade. Analisar as contribuições da Antropologia para o Serviço Social.
Antropologia é uma ciência que estuda o homem – em sua diversidade biológica, social e cultural e como um ser que se realiza em termos históricos e coletivos; Busca compreender as semelhanças e diferenças nos modos de ser e de agir no mundo, de sentir, de pensar, de se comunicar e de se relacionar. A analise antropológica possibilita refletir criticamente sobre os processos de construção e reconstrução da realidade social, tendo como base os diferentes arranjos sócio-culturais e o modo como se dão as relações humanas.
Cultura – Variedade de manifestações, de jeitos de ser, de pensar e de agir típicos de um povo ou grupo social; é desenvolvida coletivamente, e aprendida pelos indivíduos no convívio com os demais; é transmitida de geração em geração, mas pode se modificar com o tempo.
Identidade- Reconhecimento que o individuo tem de si mesmo e dos demais a partir de sua condição sócio-cultural e dos papeis que exerce em seu meio. Sob uma mesma cultura as pessoas compartilham nodos de ser,de pensar, de sentir e de agir.
Imaginário e representação social- todas as pessoas, em todas as sociedades e em todas as épocas, desenvolvem uma visão de mundo, de si mesmas e dos outros a partir do seu contexto sócio-cultural; trata-se de uma construção histórica e social, resultando em diversas representações acerca da realidade; as representações sociais formam um conjunto de idéias, atitudes e crenças a respeito das coisas, por ex: trabalho e tempo livre;