Serviço social
Destacamos o seguinte artigo: “art.196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação” .
Dentre as políticas públicas setorizadas no Brasil, a saúde é uma das que está em crise. A Constituição Federal de 1988 é considerada marco regulatório do sistema de saúde brasileiro, porque definiu a construção de um Sistema Único de Saúde (SUS), caracterizado pelos princípios de universalidade, equidade, hierarquização das atribuições das três esferas do poder público, integralidade, descentralização e controle social. Observa-se que o SUS (Sistema Único de Saúde) está intimamente ligado à implantação da ESF (Estratégia de Saúde da Família) no Brasil. Tal política de saúde (nascida em 1994) surge como uma forma de consolidação dos princípios do SUS (Sistema Único de Saúde) e permite reorganizar a rede de assistência à saúde, caracterizando-se por ser dinâmica coletiva e direcionada à municipalização da saúde e à integração dos níveis primário, secundário e terciário da prestação de serviços de saúde.
SUS Sistema Único de Saúde
Muitos falam que temos os melhores profissionais, mas isso não é realmente o que acontece quando precisamos de um atendimento médico e procuramos um atendimento em hospitais de rede publica. As filas de espera são enormes, faltam remédios no estoque e o diagnóstico médico demora para sair, dificultando