Serviço social e a inclusão escolar
O objetivo deste texto é demonstrar o trabalho do Assistente Social na educação, junto à equipe de profissionais que deverá estabelecer com a escola um espaço de escuta, acolhimento dos impasses e dificuldades escolares que podem se apresentar a partir de situações de violência nas adversas expressões, uso de drogas, gravidez na adolescência, assim como situações de risco e vulnerabilidade social,são reflexos da questão social que perpassam o cotidiano escolar. Por tanto, e necessário que a escola possibilite o indivíduo uma educação integral, considerando o indivíduo enquanto sujeito histórico, social e de direito, garantindo na escola um espaço de reconhecimento da cidadania.
O trabalho do Serviço Social na educação esta voltado para identificar e atender as demandas e problemáticas, em relação da questão social que se passa no cotidiano escolar.
A educação e um processo universal e dinâmico, para ser compreendida precisa esta relacionada com o contexto econômico, cultural e de praticas sociais.
Assim, a ação do Assistente Social, na operacionalização deste objetivo, terá grande valia, pois poderá colaborar junto aos professores e demais educadores para pensar a escola como espaço privilegiado e incentivo a reflexões e ações sobre a dimensão social.
Segundo Simionato (1997), quando ressalta que educadores e assistentes sociais são profissionais que compartilham desafios semelhantes, ambos têm na escola seu ponto de encontro. A atuação profissional apresenta-se como ponto fundamental no contexto da profissão e dimensão educativa, procurando direcionar o processo de trabalho do assistente social através de ações interdisciplinares e informação, incentivando e contribuindo para novos sujeitos sociais.
A violência nas escolas tem sido tema decorrente nos últimos anos, se manifestando de diferentes formas entre os envolvidos. Sabe-se que a escola é “um espaço privilegiado para a construção da cidadania, onde um convívio harmonioso deve ser capaz de