Serviço social e a antropologia
Este trabalho é uma exigência da disciplina da Antropologia com o objetivo de pesquisar sobre a questão da pobreza no Brasil utilizando do olhar antropológico. Com o olhar antropológico é possível enxergar e compreender as diversidades culturais presentes nas diferenças humanas.
Inicialmente, descreveremos a contribuição da Antropologia para a contribuição na desigualdade e pobreza e na tentativa de diminuir os estereótipos criados pela sociedade brasileira.
Em seguida pontuamos a cerca da finalidade da antropologia em função as raças. E as diversidades sofridas nos tempos de hoje.
Ao final como a antropologia pode influenciar o profissional da área de Serviço Social.
Desenvolvimeto
“A Antropologia é um estudo ou reflexão a cerca do ser humano, e do que lhe é característico.” Miniaurélio/2009
A importância da Antropologia para a compreensão da pobreza e da exclusão social esta ligada as estruturas capitalistas predominando as relações políticas e as relações econômicas como formas de dominação, pois o pré-capitalismo exerceu forte mobilização cultural tanto de forma social, como de formas físicas e psicológicas tratando violentamente os pobres e excluídos. É também, através do capitalismo, que as divisões de rendas ficam cada vez mais distintas provando que os donos do poder se apropriam da renda enquanto os pobres se decaem cada vez mais tanto na suas descendências quanto a sua cultura.
É importante salientar que ouvimos muito nas ultimas campanhas a eleição que a faixa de pobreza e exclusão social esta cada vez menor e que é preciso chegar erradicar a pobreza e miséria. Esqueceram os candidatos a abordar em como irão fazer para melhorar a cultura do “favelado”, do nordestino que sofre com a seca e acaba esquecendo suas culturas, e de milhões de brasileiros que realmente não estão carentes de comida e sim de cultura e segurança.
Nas ultimas décadas a pobreza pode realmente ter tomado outra cara, mas a desigualdade esta