Serviço Social e prostituição
O capítulo IV – Traçando novos caminhos: a atuação do Serviço Social frente à prostituição – relaciona o tema pesquisado ao Serviço Social, ou seja, a práticas profissionais, estudos, reflexões e ações políticas dos profissionais desta área na temática da prostituição.
Por fim, o capítulo V – Prostituição: opção ou determinação social? – apresenta os argumentos que focalizam esta atividade como opção e os que a focalizam a como determinação social, na perspectiva de responder à indagação norteadora da pesquisa.
A pesquisa, tanto empírica, quanto a teórica, revelou a recorrência de argumentos que defendem a idéia de que a prostituição é uma opção. Estas posições se baseiam na perspectiva de que há na sociedade mais alternativas além da prostituição, e que, portanto, basta querer ou não encarar os pontos positivos e negativos. Os argumentos colhidos que corroboram a mesma idéia deixam de lado as condições objetivas de vida que influenciam no momento de fazer escolhas. E, se opção é escolha, que implica vários fatores,