Serviço Social e processo de trabalho
Processo de trabalho e Serviço Social: Notas sobre o processo de trabalho, produção social, reprodução social e regulação social
O capítulo refere-se ao Processo de trabalho e Serviço Social: Notas sobre o processo de trabalho, produção social, reprodução social e regulação social, texto de Maria Aparecida Ramos de Menezes, que retrata o processo de trabalho e Serviço Social. A sua abordagem é constituinte sobre a produção material social, reprodução social e regulação social.
No texto, o processo de trabalho é analisado como uma relação entre a forma social mercantil que defendem a forma social mercantil do trabalho sobre o capital nos diversos processos de produção, reprodução e regulação do capital.
O texto trabalha um subtítulo, denominado produção material-social e reprodução social, em que mostra a produção material determinada pela ordem feudal. Assim, pode-se dizer que a produção material em geral e produção material histórico, deriva de uma relação entre produção e distribuição. Cabe aqui lembra que o Serviço Social é de esfera reprodutiva e distributiva, especialmente a estatal.
Outro subtítulo que o texto trabalha é a reprodução social e a regulação social. A reprodução social é classificada como reprodução das relações sociais para ser condição para a produção material, derivada desta reprodução social surge à regulação social que é a principal instância regulatória do capitalismo e do Estado. Desta forma, as políticas econômicas e ás políticas sociais são grandes mecanismos de regulação dessas instâncias.
Em suma, concluí-se que o capital emprega a força de trabalho quando se tem uma pesperctiva de lucro, podendo afirma que o estatal se organiza pela forma de decisões políticas.