Serviço social e política social no brasil
2. REFERENCIAL TEÓRICO ............................................................................ 5
2.1. AS POLÍTICAS SOCIAIS E A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 2.2. O PROCESSO HISTÓRICO DA ÉTICA PERCORRIDO PELO SERVIÇO SOCIAL 2.3. O PROCESSO TÉÓRICO E METODOLÓGICO PERCORRIDO PELOS PROFISSIONAIS DO SERVIÇO SOCIAL
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS ........................................................................ 14
4. REFERÊNCIAS ........................................................................................... 16
1. INTRODUÇÃO
A trajetória da política social no Brasil foi de forma graduada e diferenciada e diferenciada dos outros países; teve sua origem no capitalismo, destinando trabalhadora , nas lutas pelos seus direitos.
O serviço social surgiu no Brasil na década de 1930, onde já se registrava no País um avanço no processo de industrialização e um significativo desenvolvimento econômico, social, político e cultural. Mediante a necessidade de atender a nova atividade como profissão, e para o reconhecimento da sociedade, elaborou-se um conjunto de conhecimentos próprios e a formação de profissionais competentes.
No Brasil, a relação entre o trabalho e os direitos sociais, começou a ser elaborada no governo de Getúlio Vargas, visava aumentar seu poder e do Estado, elaborando uma legislação trabalhista e uma política econômica que se caracterizava pelo nacionalismo, intervencionismo estadual e protecionismo.
Caracteriza-se pela intervenção do Estado no atendimento das necessidades sociais básicas dos cidadãos. O Estado passa a intervir diretamente nas questões de natureza econômica, política e social da sociedade para manter a sua legitimidade.
O reconhecimento dessas políticas como direito social garantido a todos os cidadãos é fruto de reivindicações e lutas de uma longa