Serviço social e política social no brasil
2441 palavras
10 páginas
1 INTRODUÇÃO Os anos 80 no Brasil foram marcados por um processo de redemocratização política depois de quase 20 anos de ditadura. A rearticulação de movimentos sociais, centrais de representação dos trabalhadores e partidos políticos lentamente foi pressionando pela volta das liberdades fundamentais. Este período se configurou, por um lado, como um processo de democratização política e por outro um injusto modelo de desenvolvimento econômico. Novos prefeitos, vereadores e deputados eleitos, muitos deles provenientes dos novos movimentos sociais e políticos, buscavam formas de exercer o poder que correspondessem ao enorme déficit social, o qual crescia a cada dia e que superassem o clientelismo e o patrimonialismo, tão característico da política brasileira. Surgiram várias experiências que inovaram em relação às práticas políticas tradicionais. Em poucos anos, em vários municípios e estados, surgiram novas normas que sinalizavam a possibilidade de se programarem políticas que, democratizando a gestão, melhorassem as condições de vida da população, assim novos programas foram instituídos no intuito de diminuir a pobreza e desigualdades sociais. Veremos a trajetória dos assistentes sociais e sua luta junto aos trabalhadores para se firmarem como profissionais liberais e terem seus direitos reconhecidos por um novo Código de Ética, mias justo e fiel as necessidades da categoria.
2 DESENVOLVIMENTO
Vamos analisar o modo de organização das atuais políticas sociais brasileiras, suas atuações e a trajetória do serviço social para ter seu Código de Ética reconhecido.
2.1 AS INTERVENÇÕES E PERSPECTIVAS ESTATAIS JUNTO A QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL ANTES E APÓS A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988.
Nas décadas de 1980 e 1990, o país enfrentou uma ampla agenda de reformas no que se refere à ação social do Estado, que teve como resultantes mudanças significativas no perfil do SBPS. De fato, a constituição de 1988 lançou as bases para uma