Serviço social e política social no brasil
O surgimento da política social aconteceu de forma gradual e diferenciada entre os diversos países; sendo sua origem no capitalismo, destinava-se periodicamente á classe trabalhadora, na luta pelos seus direitos. Encontra-se legislada e controlada pelo Estado e se mantém subordinada á política econômica. Teóricos colocam em questão dois esquemas de argumentação da ciência política: a explicação de gênese da política social estatal baseada na teoria dos interesses e das necessidades.Para melhor viabilizar as políticas sociais, é preciso perceber a relação entre o Estado e o processo de acumulação de capital, alem de considerar os movimentos sociais e políticos concretos que trazem em seu bojo a necessidade de olhar, cuidar da saúde, da vida dos trabalhadores e como esta se reproduz imediatamente e em longo prazo.
A políticas sociais são classificadas e definidas conforme suas especificidades e seus objetivos imediatos, como curativas e preventivas, primarias, secundarias e terciárias, terapêuticas e promocionais. São apresentadas de acordo o publico alvo:crianças, jovens e idosos, e por critério de normalidade\anormalidade, doentes, excepcionais, inválidos,psicóticos, desaptados sociais,etc.Essas classificações acabavam por fragmentar,isolar e controlar as políticas sociais.Dentro dessa lógica, a política social acaba por estigmatizar a população, quando as separa por idade, normalidade, anormalidade, transformando e reforçando a concepção de desviantes e desintegrados.
. Na sua origem, não é uma política para atender ao “mercado” , mas para se contrapor a ele, e garantir espaços de consolidação de atendimentos a necessidades sociais não mercantilizáveis em si mesmas – daí, inclusive, o caráter público da política social. Entretanto, o desenvolvimento histórico da política social a coloca, no século XXI, como uma política mercantil, totalmente subsumida às determinações do capital. Em outros termos, é uma política intermediada pelo Estado que visa