serviço social e direitos humanso
CAMPUS CIDADE DE GOIÁS
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
Disciplina: Legislação e Direitos Humanos / 6° Período
Docente: Gisele Justiniano Martins.
Discente: Aline Gabriela, Daiane Campos, Lucas Morais, Taynara Santos.
Como o Serviço Social tem trabalhado a questão dos direitos humanos e a importância da atuação do profissional de Serviço Social nesta área?
Referente à atuação do Serviço Social perante a questão dos direitos humanos, o exercício profissional deve estar sempre na mesma direção dos interesses dos trabalhadores, incidindo sobre a vida social concreta dos mesmos, na realidade sócio- histórica que é dinâmica e contraditória.
Os direitos humanos como objetivo profissional implicam uma formação crítica, qualificada e contínua do assistente social, que possibilitará maior competência no exercício da profissão.
Ressalta se que os direitos humanos surgem a partir das organizações e das lutas dos trabalhadores, nos quais adquiriram consciência da importância do trabalho na sociedade capitalista. O Serviço Social perante estas relações precisa entender as contradições que estão evidentes na sociedade para agir em prol da efetivação dos direitos humanos, já que o Projeto Profissional do Serviço Social é tido como hegemônico podendo se tornar uma via de resistência para que estes direitos deixem de ser desconstruídos.
O assistente social é também um trabalhador assalariado sujeito a injunções onde degrada as condições de trabalho e da vida da classe trabalhadora, portador de particularidades do trato com a questão social através de politicas publica; sendo assim um trabalhador que possui seus direitos sendo os mesmos da população.
Ao longo do tempo o Serviço Social esteve em funcionalidade aos interesses da burguesia, contudo com seu movimento de reconceituação a profissão passou a focar-se, de maneira mais crítica, na direção social, defendida pelo atual Projeto Profissional na defesa dos direitos humanos. E