Serviço social tic
Tutor a Distância: Daniel Osterreicher Laporta Tutor Presencial: Paulete Pereira Mendes
Equipe: Eliana Cristina m. Silva - RA: 6950450477 Juliana Morgado Rocha – RA: 7118497564 Lidiane Keylle Sousa- RA: 6788404467 Roseli Aparecida Garcia – RA: 6534253183 Simone Regina Martins de Oliveira- RA: 1299488190 São Caetano do Sul, 17 de Abril de 2013.
Manuel Castells afirma que as “relações de propriedade e de produções estão sendo substituídas por relações de acesso ao capital científico e tecnológico” (Rudiger, 2007,p 80). As tecnologias de informação surgidas em tempos recentes ensejam o aparecimento de um novo paradigma ou modelo de vida, que afeta as condições de funcionamento e a eficiência de todos os processos de produção, consumo e gerenciamento existentes (Castells, 1989, p.17 apud Rudiger, 2007, p.81).
Sendo assim o desenvolvimento tecnológico influência diretamente nas relações de trabalho. A tecnologia é focada para substituir o “trabalho braçal” ou seja os recursos humanos e aumentar produção, diminuir custos e aumentar lucros, ao invés de focar no conhecimento e na melhoria atual das práticas de trabalho.
Nesse momento o homem livre, perde sua identidade pensante, perde sua identidade, sua liberdade para criar, saiu do conceito sociocultural e passa apenas a apertar botões, puxar alavancas ou pisar em pedais. Seu talento é ignorado. Passa sobre ele como um “rolo compressor”, nesse momento vem o stress a depressão. Ele vive robotizado, casa trabalho, trabalho casa. O homem transformado pela tecnologia imposta passa de homem informado para um individuo uma mercadoria.
O produto deixa de ser fruto direto do produtor individual para converter-se em produto social, em produto comum de um operário coletivo; isto é, de um pessoal trabalhador combinado, cujos membros intervêm mais ou menos diretamente no manejo do objeto sobre o qual se