Serviço social ontem e hoje
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
INÁCIO PEREIRA DE SOUSA FILHO
SERVIÇO SOCIAL ONTEM E HOJE
Boa Vista
2011
INÁCIO PEREIRA DE SOUSA FILHO
SERVIÇO SOCIAL ONTEM E HOJE
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Gestão Social. Profº.Rosane malvezzi - Maria Ângela Santini-Paulo Sérgio Aragão - Rodrigo Eduardo Zambon.
Boa Vista
2011
introdução
O Serviço Social buscou em meio às décadas se configurar como uma profissão que agisse de forma integral com o individuo social. Grandes foram às dificuldades , pois o mesmo nascera do berço da caridade filantrópica e se desfazer desses ideais custou preço para mudanças e rupturas para a consolidação de uma verdadeira profissão para uma sociedade.
Frente às transformações do mundo globalizado está inserido o assistente social para encontrar respostas sólidas as especificidades da questão social, sendo esta, segundo Neto, O conjunto de problemas políticos, sociais, e econômicos que reclamados pela classe operária no curso da consolidação do capitalismo.
É dentro desse contexto que estamos inseridos como profissionais do Serviço Social, lutando por uma sociedade mais justa com valores e ideais respeitados através dessa profissão que é imprescindível para o coletivo.
1 CONSIDERAÇÕES SOBRE A TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
O Serviço Social ascende no século XIX, onde a busca era focada em seus interesses, ou seja, alienava os mais pobres (proletariado) pelo comando da burguesia. No Brasil o Serviço Social tem sua gênese na primeira metade do século XX com fundamentos na teoria cristã assistencialista, sendo a Igreja Católica a controladora do processo de ajuda ao próximo, aos carentes,