SERVIÇO SOCIAL NOS TEMPOS DE HOJE
CURSO SERVIÇO SOCIAL
ACADEMICOS:
MARIA DO SOCORRO DA SILVA RA 444580 MARIA RONEIDE ALVES DE SOUSA RA 442811 MARIA SIMONE BARROS MARIANO NASCIMENTO RA 443948 MARINEIDE FLORENTINO DE SALES RA 441257 TALICIA SANTANA SOARES RA 442165 REBECA FILGUEIRA DA SILVA OLIVEIRA RA 441824
- SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO
Juazeiro do Norte – CE
2013
INTRODUÇÃO
No Brasil a profissão de Serviço Social foi registrada dada ao surgimento de formação superior em 1957, mas as primeiras escolas de formação profissional surgiram a partir de 1936.
Trata este estudo do reconhecimento do Assistente Social, suas atribuições, limitações com vista à contribuir desde seus primórdios aos dias atuais, é esta profissão que dar suporte as carências e deficiências da sociedade organizada, é uma profissão de nível superior.
A pesquisa obedece aos parâmetros estabelecidos na ATPS, foram pesquisas de cunho exploratório, com objetivo de entender as dinâmicas e atuações do profissional “Assistente Social”, compreendendo o significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio histórico, nos cenários internacional e nacional.
Portanto a metodologia é bibliográfica, foi elaborado a partir de bibliografias, textos parciais, o desenvolvimento de relatório final.
ETAPA I
O SERVIÇO SOCIAL NOS TEMPOS DE HGOJE E ANTIGAMENTE E SUAS MUDANÇAS
O serviço social sofreu muitas mudanças durante todo o tempo de sua existência. Antigamente o assistente social era conhecido como assistencialismo, tinha a função de ajudar as pessoas nas suas necessidades imediatas, exploração de trabalho infantil e da mulher, no auxilio ao idoso, viúvas, mendigos, com ajuda de voluntários em parceria com a igreja. A CISS contribui para que o assistencialismo torna-se leigo assistencialismo social houve logo após essa conquista a criação de um período, em que Getúlio Vargas governou o Brasil, 1957 a 1945, com a criação da CLT