Serviço social nos hospitais
Rascunho visita ao Hospital Geral de Bonsucesso
Rio de Janeiro 11 fevereiro de 2011
Sistema Único de Saúde – SUS –tem a finalidade de alterar a situação de desigualdade na assistência á saúde da população, tornando obrigatório o atendimento público a qualquer cidadão, sendo proibidas cobranças de dinheiro sob qualquer pretexto.
Hospitais, centros e postos de saúde fazem parte desse sistema incluindo os universitários, bancos de sangue, além de fundações e institutos de pesquisa, o SUS é financiado com recursos arrecadados através de impostos e contribuições sociais pagos pela população e que compõem os recursos do governo federal, estadual, e municipal.
O Sistema Único de saúde tem como meta o mecanismo de promoção da equidade no atendimento das necessidades da saúde da população, ofertando serviços aos que procuram seus recursos. Também prioriza as ações preventivas, democratizando as informações relevantes para que a população conheça seus direitos e os riscos a sua saúde. O SUS também recebe ajuda complementar por meio de contratos e convênios de prestação de serviços ao Estado – quando as unidades publicas de saúde não são suficientes para garantir o atendimento a população de uma determinada região, como por exemplo:
SISVAN: Sistema de Informações de Vigilância Alimentar e Nutricional
SIAB: Sistema de Informações de Atenção Básica
SINASC: Sistema de Informações sobre Nascidos vivos
SIM: Sistema de Informações Sobre Mortalidade
E muitos outros sistemas que surgiram para o atendimento da demanda dos hospitais, postos de saúde etc.
Vemos também que as demandas são cada vez maiores, em nossa visita ao HOSPITAL FEDERAL DE BONSUCESSO, que funciona vinculado ao SUS desde a década de 90, é uma unidade de saúde terciária diretamente vinculada ao ministério da saúde. Buscando viabilizar a melhoria nos atendimentos. Ministério da Saúde resolveu lançar um Projeto de Humanização nos hospitais da rede pública federal,