Serviço Social nos anos 80 e 2000
Curso: SERVIÇO SOCIAL
Disciplina: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I E FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA DO BRASIL
Alunos: MARTA LÚCIA LOPES DOS SANTOS – RA Nº 96035153554 MARCO AURÉLIO MOREIRA SAKAMOTO – RA Nº 9490556656
DESAFIO PROFISSIONAL
Tutora: MÁRCIA CRISTINA PINHATA
Cidade: ARAÇATUBA, 20 de setembro de 2014.
O serviço social na década de 1980
As décadas de 1960 à 1980 ficou marcada na historia do país em razão de seu período turbulento vivido na política brasileira.
Nesse período instaurou-se a ditadura militar onde se praticava a censura, a perseguição política, a supressão de direitos constitucionais, a falta total de democracia e a repressão àqueles que eram contrários ao regime militar.
Esse regime começou a arrefecer no ano de 1984 com o evento das Diretas Já, dando assim os primeiros ares de democracia.
Mas esse período de exceção trouxe importâncias relevantes ao contexto sócio-econômico-político e cultural.
O serviço social ingressou num processo de profundas mudanças, apresentando avanços e retrocessos. Tais mudanças são apontadas por ¹Miranda & Cavalcanti como uma crise ideológica, política e de eficácia da profissão, questionando a burocratização do serviço social, seu caráter importado e sua ligação com as classes dominantes.
Tomando como referência às palavras a ²Maria Lucia Martinelli (Drª), renomada Assistente Social e autora da sua obra de tese de doutorado “Identidade e Alienação” onde por várias décadas confundiu o profissional de Assistência Social com mero provedor de caridade, motivando a manutenção das pessoas mais vulneráveis econômicamente ainda mais alienados e em constante repressão.
O Serviço Social desenvolvia uma identidade de dominação, alienação