Serviço social no ambito juridico
A p e n a n ã o é ma i s q u e um a t o d e
p o d e r , e a t e o r i z a ç ã o d a mesma n ã o d e i x a d e s e r uma t e n t at i v a l e g i t ima n t e d e t o d o o e x e r c í c i o d e p o d e r d o s i s t ema penal”. Eugênio Raúl Zaf foroni : Em b u s c a d a s p e n a s p e r d i d a s .
“ . . . a pu n i ç ã o imp o s t a a o c o n t r aventor ou del inqüente, em p r o c e s s o j u d i c i a l d e i n s t r u ç ã o c o n t r a d i t ó r i a , em d e c o r r ê n c i a d e c r ime o u c o n t r a v e n ç ã o q u e t e n h a c ome t i d o c om o f im d e e x emp l á-l o e e v i t a r a p r á t i c a d e n o v a s i n f r a ç õ e s ”.
( F ERRE IRA , 1 9 8 9 , p . 1 0 7 0 )
Presidiário, busca-me na solidão da tua cela e eu te levarei no caminho da recuperação e da Paz.
Estou encostado a ti. Procura-me com o coração daquele salteador condenado, a quem perdoei todos os crimes pela força do arrependimento a esperança da salvação.
Chama por mim. Ouvirei o teu clamor.
Tomarei nas minhas, tuas mãos armadas e farei de ti um trabalhador pacífico da terra.
Segue-me.
Cora Coralina (1889-1985)
Poetisa Goiana
***
Jovem, eu te livrarei do vício e do fracasso.
Da droga destruidora e te farei direito, pelos caminhos entortados.
Segue-me.
Cora Coralina (1889-1985)
Poetisa Goiana
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Consiste no auxílio ao preso e à sua família, para a solução de problemas relacionados à obtenção de benefícios da previdência social, documentos pessoais, orientação e amparo em problemas dentro da unidade prisional.
O trabalho realizado pela assistência social é importante para que se restabeleça o retorno pacífico e ordenado do preso à sociedade.
A política penal e penitenciária deve atender às demandas da vida