Serviço Social na Contemporaneidade
Introdução
Esta ATPS é constituída de quatro partes interligadas e completares que visam explicitar as atividades desenvolvidas pelo grupo, com o objetivo de compreender o significado da profissão do assistente social, e a forma de identificar as demandas presentes na sociedade.
Para elaboração do mesmo debatemos a leitura de alguns capítulos do livro-texto e além deles dois textos existentes no ambiente virtual, predisposto para a realização do trabalho. Em seguida desenvolvemos uma pesquisa para complementar o nosso relatório, o que nos deixou mais aptos para produção do mesmo. No entanto, antes da produção, houve um debate com o grupo para discutirmos os dados coletados e assim podemos elaborar o nosso relatório em cima das pesquisas sobre a atuação do profissional do Serviço Social.
O Serviço Social e as mudanças sociais ocorridas na atuação profissional
Segundo as pesquisas realizadas pelo grupo a história do Serviço Social vem juntamente acoplada ao longo dos tempos com a história da sociedade, pois de acordo com as condições onde a sociedade se manifestava é que iam aparecendo às formas de assistência. O fato de ter surgido o Serviço Social é que a sociedade, vivendo crise tanto econômica quanto social, precisava de uma organização, as pessoas reivindicavam direitos que somente as classes mais nobres usufruíam, e nisso o capitalismo esteve sempre presente, pois foi ele o berço da história do Serviço Social, através dos modos do capitalismo é que foram aparecendo às reivindicações para uma sociedade mais justa. Primeiramente a assistência veio como forma de caridade, e com o tempo foi passando de caridade para justiça social, com o objetivo de alcançar o bem-estar do ser humano, fortalecendo aqueles que são vulneráveis, oprimidos e pobres.
E com o tempo o Serviço Social foi tornando-se cada vez mais importante e essencial na sociedade, ajudando os que precisam de uma atenção maior, de uma