Serviço social na contemporaneidade
Nesta pesquisa, utilizaremos como método a pesquisa qualitativa através da observação participante, pois vamos nos integrar com o objeto de estudo. o papel do Assistente Social na área da saúde mental. A observação foi registrada através de diários de Campo, gravador para gravar entrevistas e fotografias. Buscaremos também algumas fontes de pesquisa para fazer comparações e, assim, melhor desenvolver a pesquisa de campo.
O diário de campo foi essencial para o desenvolvimento de nossa pesquisa, pois nele estão ordenadas nossas experiências, e como cita BOSCO PINTO, “O diário de campo facilita criar o hábito de observar com atenção, descrever com precisão e refletir sobre acontecimentos de um dia de trabalho” (In: Almeida e Azevedo, 2005).
A entrevista será realizada com o profissional do Serviço Social da instituição do CAPS II, que está localizada na Rua José Francisco Vasconcelos Júnior nº 529, Bairro planalto, Tianguá – CE. A observação se realizará nos dias 21/05/2012 e 23/05/2012, segunda e terça-feira, respectivamente. Com um período de três horas diárias.
APRESENTAÇÃO
Este trabalho abordará a instituição do CAPs (Centro de Atenção Psicossocial) e o papel que o Assistente Social dentro desta instituição. Os Centros de Atenção Psicossociais (CAPSs) foram criados no Brasil a partir de 1987, tendo um papel estratégico na substituição do modelo manicomial na Saúde Mental. Como locais abertos, não mais caracterizados como depósitos de seres humanos, os CAPS livres para a circulação dos usuários e seus familiares, de preferência localizados próximos às residências de seus usuários, ou seja, ser um serviço territorializado, ligado à comunidade, oferecendo um serviço integral e multiprofissional.
O CAPS II de Tianguá (Centro de atenção psicossocial) foi criado em 2009 com o objetivo de acolher os pacientes de transtorno mentais, assim como os seus familiares. Pessoas que apresentam transtorno mental