SERVIÇO SOCIAL: DA ORIGEM A CONTEMPORANEIDADE
2221 palavras
9 páginas
31 INTRODUÇÃO
Este trabalho visa discorrer sobre a origem histórica da profissão e as habilidades profissionais na atualidade, e portanto compreender o trabalho profissional do assistente social.
De posse dos conhecimentos absorvidos nas Tele Aulas, Web Aulas e no material didático oferecido pela UNOPAR, estaremos fazendo uma análise sobre o exercício da profissão do Assistente Social.
Serviço Social é uma profissão regulamentada pela Lei Federal 8.662/93, que exige a graduação em Serviço Social em Unidade de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e que atua frente a serviços de atenção direta à população, públicos ou privados, com a finalidade de satisfazer necessidades sociais nas áreas de saúde, educação, reabilitação, assistência social, habilitação e saneamento, atenção especial a crianças e adolescentes, aos idosos, as pessoas portadoras de deficiências, entre outras. Assistente Social é o profissional formado em Serviço Social, capacitado para desenvolver e gerenciar projetos sociais, trabalhar com as relações sociais e suas problemáticas, além de diversas outras funções e, aliado a sua formação generalista, faz com que este seja um profissional muito procurado no mercado e encontre espaço em diferentes setores.
A política de Assistência Social é um DIREITO, isto é, todos que um dia dela necessitarem, poderão usufruir e são direitos sociais: a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a maternidade e a infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (CONSTITUIÇÃO FEDERAL, 05 jan. 2004).
4
2 DESENVOLVIMENTO:
Desde o seu surgimento, o Serviço Social foi marcado pelo capiltalismo, pois tanto a burguesia como a Igreja e o Estado uniam-se politicamente tentando abafar as questões sociais. Por volta de 1869, aparecem as primeiras Assistentes Sociais em Londres, Inglaterra, como agentes da prática da Assistência