Serviço social “crianças invisíveis bilú e joão”
3º SEMESTRE – CURSO DE SERVIÇO SOCIAL 2012/1
Criança Invisíveis Bilú e João
Tema:
TRABALHO INDIVIDUAL
Profs.:
Maria Ângela Santini, Paulo Aragão, Giane Al., e Sergio de Goes Barboza.
Semestre Terceiro
ANÁLISE DO VÍDEO:
CRIANÇAS INVISÍVEIS BILÚ E JOÃO
Objetivo: Proporcionar ao aluno a reflexão crítica acerca da sociedade capitalista, sobre as desigualdades sociais, desigualdade de direitos, e as diversas expressões da questão social. LEIA COM ATENÇÃO A DESCRIÇÃO DO TRABALHO:
A partir dos conteúdos já trabalhados no curso é possível perceber o quanto o
Serviço Social está interligado aos diversos setores da sociedade. Seu objeto encontra-se na questão social e no conjunto das expressões da desigualdade social, econômica e cultural (problemas advindos da sociedade capitalista e da contradição entre o Capital e o
Trabalho), e na sua ação junto às políticas sociais.
O Serviço Social deve estar sempre em sintonia com as outras profissões também engajadas nos enfrentamentos da questão social, econômicas, políticas, culturais etc., e na elaboração das políticas sociais, e esta soma contribui para a análise da sociedade. Devese ter claro que o trato com as expressões da questão social não é de exclusividade do assistente social, daí a importância de se analisar o tema proposto em uma perspectiva interdisciplinar. A proposta desta produção textual constitui-se em:
1. A partir da reflexão sobre o vídeo: “Crianças Invisíveis Bilú e João” (ver item 2), o aluno deve fazer uma análise da sua realidade (comunidade/município/estado) procurando alguma situação que se assemelhe com a do Vídeo, (exemplos do cotidiano). O aluno deve relatar a situação encontrada, se preferir deve ilustrar com reportagens, em seguida deve-se comentar tal situação, bem como relatar se há iniciativa de enfrentamento da problemática e o que poderia ser feito para que a mesma pudesse ser resolvida.
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ