Serviço Social - CREAS
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
NÚCLEO DE SUPERVISÃO ACADÊMICA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL
CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
CREAS
I – ESPECIFICAÇÃO DA CARGA HORÁRIA DE ESTÁGIO:
Total de horas previstas para o período de 01/04/2014 a 30/04/2014.
Carga horária do estágio obrigatório neste semestre: 110 horas
Dias da semana e horário no campo de estágio: Segunda-feira á Quinta-feira (08:00 as 14:00).
SUPERVISÃO ACADÊMICA:
Total de horas previstas para o período de 01/04/2014 a 30/04/2014:
Dia da semana a ser realizada a supervisão acadêmica e horário: Quinta- Feira das 18:00 horas às 19:30 horas.
II – APRESENTAÇÃO:
Considerando a definição expressa na Lei n° 12.435/2011, o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) é a unidade publica estatal de abrangência municipal ou regional que tem como papel constituir-se em lócus de referência, nos territórios, da oferta de trabalho social especializado no SUAS (Sistema Único de Assistência Social) as famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos.
O CREAS exerce o importante papel da inclusão e proteção social especial a indivíduos ou famílias que se encontram em situações de violação de direitos e de violência expressos em maus tratos, negligência, abandono, discriminações, dentre outros, resgatando vínculos familiares e sociais rompidos, apoiando a construção e/ou reconstrução de projetos pessoais e sociais.
Devido à natureza pública, e de responsabilidade estatal, o CREAS não podem ser administrados por organizações de natureza privada de assistência social. Dada a especificidade das situações atendidas, os serviços ofertados não podem sofrer interrupções, seja por questões relativas a alternância de gestão ou qualquer outro motivo.
Eixos norteadores do trabalho no CREAS, os princípios e as diretrizes da PNAS (Politica Nacional de Assistência Social) e conceitos