Serviço Social CAPS
Produtora de Autonomia,convida os usuários a responsábilização e ao protagonismo em toda a trajetória de seu tratamento.Presta atendimento clinico,em regime de atenção diária,evitando internações em hospitais psiquiatricos.
Seu objetivo é oferecer atendimento para pessoas com trânstornos mentais graves e persistentes.
O CAPS trabalha com uma equipe de multiprofissional,formada por:
Médico Psiquiatra
Enfermeiro(a)
Terapeuta Ocupacional
Assistente Social
Oficineiro
Farmaceutico(a)
Técnico de Farmácia
Auxiliar de Enfermagem
Apoio
Todos os usuários que chegam passam por acolhimento,o profissional que atende,tem como objetivo buscar as referências do ‘caso’.
Todos os casos são passados para as equipes nas reuniões diárias que ocorrem de segunda a sexta,na parte da manhã ,durante a tarde os profissionais todos os profissionais tentam buscar soluções para os respectivos casos.
FUNÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO CAPS
Além do acolhimento, (primeira escuta),do usuário o Assistente Social automaticamente fica como referência do caso,sendo a ponte entre o usuário e a equipe,pois o CAPS trabalha com multiprofissionais em todos os casos e tem por obrigatóriedade que todos sejam passados nas reuniões.
MÉDIA SALARIAL
Na faixa de 5 salários minímos.
EXEMPLOS PRÁTICOS
Atendimentos individuais ou em grupo enfocando questões relacionadas com a saúde mental que implica a reabilitação social e emocional.
Orientações sobre benêficios previdenciários e também isenção de tarifas em tranportes públicos,sempre mediação da Portaria que vigitima a concessão e abordando a Lei 8.742 do Loas.
Abordagem no contexto familiar dentro ou fora da residência,em visitas domiciliares,sempre enfocar a valorização da pecularidade ,do familiar no ambiente da instituição,enfocar também o valor da família da forma que ela se molda.
Diante da reforma psiquiatrica,valorizar a humanização do atendimento singular que