serviço publico
Na Grécia antiga: Aristóteles, Platão e Xenofonte;
Mercantilismo:
Fisiocracia: Fraçois Quesnay;
Os Clássicos: Adam Smith, David Ricardo, John Stuart Mill, Jean Baptiste Say, Thomas Malthus;
A Teoria neoclássica: Alfred Marshal;
Teoria Keynesiana;
O Período recente.
2. Qual a influência de Aristóteles para a economia?
Foi ele quem aparentemente cunhou o termo (oikonomia) em seus aspectos de administração privada e sobre finanças públicas.
3. Qual a contribuição de Platão para a economia?
A Economia era participe da filosofia, como todas as demais áreas do conhecimento. “O Ouro e a virtude são como pesos colocados em nos pratos de uma balança, de tal modo que um não pode subir sem que o outro não desça”. Em relação ao estado ideal, consiste na implementação de um estado onde reine a justiça e no qual possa o cidadão consagrar o máximo do seu tempo aos estudos filosóficos e a atividade política.
4. Qual o significado do mercantilismo para a economia?
Preocupações explicitas sobre acumulação de riquezas de uma nação. Continha alguns princípios de como fomentar o comércio exterior e entesourar riquezas. O Acumulo de metais adquire grande importância, e aparecem relatos mais elaborados sobre a moeda. Considerava-se que o governo de um país seria mais forte e poderoso quanto maior fosse seu estoque de metais preciosos. Com isso, a política mercantilista acabou estimulando guerras, exarcebou o nacionalismo e manteve a poderosa e constante presença do Estado em assuntos econômicos.
5. Qual o significado da fisiocracia para a economia?
Sustentavam que a terra era a única fonte de riquezas e que havia uma ordem natural que fazia com que o universo fosse regido por leis naturais, absolutas, imutáveis e universais, desejadas pela Providência Divina para a felicidade dos homens. Surgiu como reação ao mercantilismo, sugeria que era desnecessária a regulamentação governamental, pois a lei da natureza era