Serviço policial à luz dos direitos humanos. análise crítica do texto de paulo de mesquita neto: “segurança, justiça e direitos humanos no brasil”.
Pós-graduação em Gestão de Segurança Pública
Direitos Humanos, Ética e Cidadania
Professor: Alexandre Machado Navarro Stotz
Serviço policial à luz dos Direitos Humanos.
Análise crítica do texto de Paulo de Mesquita Neto: “Segurança, justiça e direitos humanos no Brasil”.
Nos dias atuais, com o estabelecimento do Estado democrático de direito, muito tem se falado à respeito dos direitos humanos e das garantias fundamentais de direitos. Tais direitos correspondem, ou pelo menos deveriam corresponder, as necessidades essenciais do ser humano, ou seja, direitos pelos quais, sem eles, não seríamos capazes de existir, interagir e conviver plenamente em sociedade.
Historicamente, com advento de sistemas políticos não democráticos e ditatoriais, ocorreram muitas violações nos direitos da população. Impossibilitando que cada pessoa pudesse expressar (sem ser seriamente punida) sua individualidade e personalidade.
A concepção que temos atualmente sobre os direitos humanos, conforme visto, é fruto de lutas e representa um grande avanço para as relações sociais. O respeito aos diretos humanos e as garantias fundamentais, sofreram grandes mudanças, principalmente em nosso país.
Percebe-se que a sociedade organizada evolui, a passos largos, em muitos aspectos, que não somente em relação aos direitos humanos ou outros tipos de direito. Atitudes cotidianas, que antes eram praticadas, hoje parecem inconcebíveis, prova disso é a questão do tabagismo. No passado, admitia-se fumar em qualquer lugar, hoje não. Outro exemplo é questão de preocupação com a preservação do meio ambiente.
Neste sentido, acredita-se que o ser humano esta melhorando dia após dia suas relações sociais e isto reflete em muito na evolução a respeito da observância dos direitos humanos. Dá-nos a impressão que Homem esta aprendendo a viver efetivamente em sociedade. Ora, comportamentos que anteriormente poderiam ser