servisa social

1594 palavras 7 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
1 INTRODUÇÃO
E temos como objetivo problematizar as novas expressões da questão social e o papel das famílias na gestão e superação da crise de (mal) bem estar social que vive hoje o Brasil, buscando refletir sobre as praticas cotidianas desenvolvidas pelos assistentes sociais em sua luta na garantia dos direitos democráticos e universais do cidadão.
Nos últimos anos, as crises dos padrões produtivos, da gestão do trabalho e as recentes transformações societárias têm repercutido diretamente nas politicas publicas de proteção social. E nesse quadro a família é redescoberta como agente de proteção social privado de proteção. A assistência social constitui hoje um campo de transformação. A transformação no campo da assistência social não se limita a essa importante mudança politica e jurídica. Quis a sociedade motivada pelo ideário democrático e descentralizador, incluir na constituição federal como diretrizes de organização dessa área a descentralização politica, administrativa e participação dessa população.
2 DESENVOLVIMENTO
O Serviço Social surge como profissão na divisão social e técnica do trabalho, sua prática profissional se dá no âmbito do enfrentamento das mazelas da questão social, que se agravaram no Brasil a partir dos anos de 1930, com o desenvolvimento do modo de produção capitalista. Ou seja, “o surgimento do Serviço Social” como profissão na sociedade brasileira, seu assalariamento e a ocupação de um espaço na divisão social e técnica do trabalho, bem como a estruturação de seu mercado de trabalho particular é resultante de relações históricas, sociais, políticas e econômicas que moldam sua necessidade social e definem os seus usuários.
A Proposta inicial das Políticas Sociais no país era uma tentativa de

Relacionados