Servidores
Servidor DNS: E responsável pela tradução dos endereços IPs a endereços de nomes. Este servidor oferece uma resolução de nomes que permite que os computadores e serviços de redes sejam organizados em uma hierarquias de domínios.
Servidor AD: Responsável em gerenciar a rede, é composto por um conjunto de ferramentas para o armazenamento e controle de informações sobre toda configuração da rede, incluindo dispositivos e usuários.
Servidor FTP: File Transfer Protocol, protocolo de transferência de arquivo. E responsável em armazenar os arquivos e disponibilizar para a utilização através da transferência pelos clientes.
Servidor Proxy: Utilizado para registrar o uso da internet e limitar o acesso dos usuários através do seu firewall, atua como barreira de segurança entre a rede interna com a rede externa. E ele o responsável em assegurar que usuário da rede externa não tenha acesso as informações de sua rede interna.
Servidor e-mail: Responsável em gerenciar os e-mails enviados e recebidos na rede, o mesmo poderá utilizar protocolos como: POP3, SMTP e IMAP.
Servidor Web: São responsáveis por armazenar e trocar informações com outras máquinas. São eles responsáveis por retorna uma resposta ao cliente que a solicitou através do brouser.
Servidor Banco de Dados: Responsável em manipular e armazenar as informações de um BD, por exemplo cadastro de usuário.
Servidor DHCP: Permite que automaticamente seja fornecido endereços IP válidos aos computadores cliente e a outros dispositivos de rede com base em TCP/IP.
Firewall: Dispositivo responsável em filtrar e checar todo fluxo de dados de uma rede, e responsável pela integridade dos dados e confidencialidade dele.
Roteador Central:
Roteadores de Serviços Agregados Cisco ASR série 1000
Desempenho, capacidades de serviços e confiabilidade líderes de mercado
Ideal para grandes empresas, para WAN privada, borda de Internet e agregação de WAN
Serviços altamente