Servidores De Rede Nat
Um servidor é um dispositivo que disponibiliza um ou mais serviços de rede a clientes, segundo o modelo cliente/servidor. Muito embora o termo servidor se associe, normalmente, a máquinas de grande capacidade e fiabilidade, nem todos os servidores encaixam neste estereótipo é possível construir servidores com base em hardware comum. De fato, uma vez que não necessitam de uma interface gráfica, os servidores dispensam aquele que, hoje em dia, é o subsistema mais complexo e consumidor de recursos num computador pessoal o subsistema gráfico.
Em termos de definição em hardware, um servidor pode ser qualquer computador com ligação a rede, entretanto existem equipamentos especialmente desenvolvidos para serem utilizados como servidores, mas basicamente a arquitetura deles é parecida à de uma estação normal de computador.
O importante é o software, pois é ele que torna um computador normal em servidor, ou seja, a parte lógica incluindo o sistema operacional e as aplicações instaladas.
Os sistemas operacionais para redes cliente-servidor são:
Unix
Linux
Solaris
FreeBSD
Mac OS X
Novell Netware
Windows NT, Windows 2000, Windows 2003, Windows XP, Windows Vista, Windows Server 2008 e Windows 7
Os sistemas operacionais Windows 95, Windows 98 e Windows ME reconhecem somente redes do tipo ponto-a-ponto; e o sistema operacional DOS não tem suporte a qualquer tipo de rede.
Em servidores, o sistema Unix e sistemas baseados neste (como Linux e Solaris) são os sistemas mais utilizados para aplicações como Firewall e servidor web, ao passo que o sistema Windows, são mais utilizado para Gerenciamento de Usuários e serviços pela facilidade de operação e manutenção.
Os servidores trabalham nas camadas superiores (5 a 7) do modelo OSI (camada 5, ou de aplicação, no modelo TCP/IP).
Tipos de servidores
SERVIDOR FIREWALL - Para as redes que ficam conectadas à Internet, é necessária a configuração do Serviço de Firewall que vai controlar todo o acesso à internet. O