SERVIDOR
São equipamentos especialmente desenvolvidos para fornecer serviços aos computadores que estiverem conectados a eles por uma rede. Suas funções vão desde o compartilhamento de arquivos e impressoras entre diversas máquinas até o gerenciamento de backups que garantem a segurança dos dados armazenados em toda a rede, dentre outras. Isto é, servidores são “supercomputadores”, mais potentes e com mais capacidade de processamento e armazenamento, que centralizam as informações disponíveis em rede. Estes equipamentos são recomendados, principalmente, para uso em empresas que possuem várias máquinas. Na criação de um servidor, são necessárias algumas configurações de serviços, que são:
1.1 - Servidor de E-mail.
É um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação. O termo e-mail é aplicado tanto aos sistemas que utilizam a Internet e são baseados no protocolo SMTP, como aqueles sistemas conhecidos como intranets, que permitem a troca de mensagens dentro de uma empresa ou organização e são, normalmente, baseados em protocolos proprietários.
1.2 – DNS.
O DNS (Domain Name System) é o sistema responsável pela resolução de nomes em endereços IP, deixando a navegação na internet mais simples (já que para humanos é mais fácil memorizar um endereço do que um conjunto de números).
Quando é digitado um endereço web em um browser ou um endereço FTP em um cliente FTP ou em qualquer outra aplicação, esta aplicação pergunta ao DNS quem é este endereço. O papel do DNS é resolver este nome em um endereço IP e retornar para quem o perguntou. Deste modo torna-se possível a navegação através de nomes. O DNS dentro da internet faz parte de uma complexa hierarquia dentro de um banco de dados, onde cada servidor DNS tem autorização de responder as requisições sobre os nomes de domínio de uma quantidade limitada de hosts.
1.3 - FTP.
FTP significa File Transfer Protocol, que em português