Servidor WEB
Numa aplicação cliente-servidor o cliente (aquele que instancia a interface do aplicativo) liga-se a um sistema de base de dados. Características comuns de sistemas cliente-servidor:
a) Normalmente aplicações desse tipo utilizam programação estruturada, ao invés de programação orientada a objetos;
b) A regra de negócio é dividida entre o servidor (banco de dados) e o cliente (a aplicação em si);
Vantagens:
-Velocidade de entrega: Aplicações que utilizam a abordagem cliente-servidor em geral apresentam como vantagem a rapidez com que a ‘primeira versão’ pode ser construída. A desvantagem está justamente na ‘manutenção’ desta primeira versão, visto que as regras de negócio (a inteligência da aplicação) ficam distribuídas entre cliente e servidor, e no caso do cliente, as regras ficam misturadas com o código responsável pela interface (GUI) da aplicação.
-Curva de aprendizado e custo: A técnica cliente-servidor é mais fácil de dominar, e apresenta menor curva de aprendizado. Por esse motivo, é mais barato montar uma equipe para produzir aplicações deste modelo.
Desvantagens:
-Manutenção: Como citado acima as regras de negócio ficam distribuídas entre o cliente e o servidor; Além disso, as regras do lado cliente ficam misturadas com a lógica de interface, dificultando a manutenção e evolução do software.
-Gargalo: Outro ponto negativo é que a aplicação cliente precisa estar _todo_o_tempo_ conectada com a aplicação servidora. Além de criar um gargalo no processamento, se o servidor cair, todos os clientes conectados também caem.
Padrões
HTML
Linguagem de Marcação
Padrão usado na World Wide Web (Internet)
Tags = palavras-chave de marcação : e
Interpretadas pelo Browsers (Navegadores)
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
XML
Llinguagem de Marcação Extensiva
Transporte e armazenamento de dados
Tags