Servidor samba
Instalação e configuração simples do Samba no Ubuntu Server 10.04 LTS
Publicado em 26 de agosto de 2010
om amigos, nesse post irei falar de Servidor de Arquivos. Para isso, vou instalar o Samba na sua versão 3.4.7. O
Samba pode ser usado como Servidor de Arquivos, criando compartilhamentos. Servidor de impressão, compartilhando impressoras na rede e também como Controlador de Domínio. Centralizando os usuários, senhas e seus diretórios no servidor. No momento vamos nos focar no Samba como um Servidor de Arquivos, criando compartilhamentos de rede. Para instalá-lo vamos usar o comando:
#aptitude install samba
Conforme imagem abaixo:
O sistema vai pedir permissão para buscar 12,0 MB de arquivos para instalação e avisa que depois de descompactado se tornará 32,8 MBCom isso o sistema pede confirmação. [Y/n] sendo Y o padrão, então apertando o Enter ele entede como Y ou yes(sim):
Após poucos minutos o Samba está instalado, eu testei se ele estava rodando com o comando:
#service smbd status
E depois o parei para editar seu arquivo de configuração com o comando:
#service smbd stop
Logo em seguida, vamos entrar no diretório onde se encontra o arquivo de configuração do Samba. eu gosto de renomiá-lo e depois criar um arquivo novo, ou seja. em branco. Segue abaixo o comando para entrar no diretório do arquivo de configuração smb.conf:
#cd /etc/samba/
O comando para renomiá-lo:
#mv smb.conf smb.conf.old
Agora a crio um novo arquivo em branco:
#touch smb.conf
Logo após, vamos criar os diretórios que vamos compartilhar. Para depois configurarmos o smb.conf especificando os diretórios compartilhados e suas permissões. Criei 3 diretórios e dei aos 3 permissões de ler, escrever e executar. Para o dono do diretório, o grupo dono e para outros. Conforme imagem abaixo:
Agora podemos criar o nosso smb.conf. No nosso smb.conf vamos ter 3 compartilhamentos, iremos compartilhar os 3 diretórios da imagem anterior. Mas com algumas