servidor nfs
Direto ao assunto:
Primeiramente vamos configurar um servidor, ou seja, o computador que conterá a pasta que será compartilhada com os outros micros de sua rede.
É importante lembrar, se for necessário, que a configuração seguinte pode ser feita em todos os micros de sua rede, permitindo que todos possuam suas pastas compartilhadas para um ou mais hosts.
Em seguida mostraremos como acessar esses diretórios compartilhados, chegando até na configuração do /etc/fstab para estabelecermos uma montagem automática durante a inicialização de seu sistema.
Configurando o servidor NFS
Para começar a configurar o serviço, você deve entrar no sistema como root e criar um diretório /compartilhado, como default desse documento, ou se preferir escolha outro local ou outro nome de diretório a ser compartilhado. Depois é só seguir os quatro passos seguintes para ver seu servidor em pleno funcionamento.
OBS: Os exemplos são para o compartilhamento de apenas um diretório, mas você pode criar quantos forem necessários para atender suas características de trabalho.
1° passo:
Editar o arquivo /etc/exports para definir a pasta a ser compartilhada e permissões de acesso.
A linha abaixo, por exemplo, dá acesso ao diretório 'compartilhado' para o IP 192.168.0.2, com direitos de leitura, escrita e execução:
# Path do diretório IP do cliente Permissões de acesso
/compartilhado/ 192.168.0.0/24 (rw,no_root_squash,sync)
Abaixo mostro o padrão de construção da linha de permissões de acesso ao compartilhamento:
Diretório host1(opção11, opção12) host2(opção21, opção22)
Onde:
Diretório: diretório a ser compartilhado (ex. /home/fabio/).
HostN: IP do PC cliente do compartilhamento.
OpçãoXY: permissões de acesso ao compartilhamento (ex. Leitura e escrita).
As principais opções de permissão são: ro: somente leitura. rw: leitura e escrita. no_root_squash: por default, o nível de acesso dos clientes ao