servico social
Projeto ético-político contemporâneo. In: Capacitação em Serviço Social e Política Social e Política Social. Modulo I Brasília. CEAD, 1999.
A teoria social já demonstrou que a sociedade não é uma entidade de natureza intencional ou teleológica, isto é: a sociedade não tem objetivos nem finalidades; ela tem, apenas, uma existência em si, puramente factual. A mesma teoria sublinha que os membros da sociedade, homens e mulheres, sempre agem teleologicamente, isto é: as ações humanas sempre são orientadas para objetivos, metas e fins.
A ação humana, seja individual, seja coletiva, tendo em sua base necessidades e interesses, implica sempre um projeto, que é, em poucas palavras, uma antecipação ideal da finalidade que se quer alcançar, com a invocação dos valores que a legitimam e a escolha dos meios para atingi-la.Os projetos societários são projetos coletivos; mas o seu traço peculiar reside no fato de se constituírem projetos macroscópicos, em propostas para o conjunto da sociedade.Nos projetos societários( como,aliás, em todo projeto coletivo)há, necessariamente, uma dimensão política, envolvendo relações de poder.Esta dimensão não pode ser diretamente identificada a posicionamento partidário, ainda que se leve em conta que os partidos políticos sejam instituições indispensáveis e insubstituíveis, no capitalismo, para a organização democrática da vida social.Dentre os projetos coletivos,contam-se também os que dizem respeito as profissões,não a quaisquer profissões,mas àquelas que, reguladas juridicamente, supõem uma formação teórica e/ou técnico-interventiva, em geral de nível acadêmico-superior.
É através da sua organização que os profissionais em atividade, as instituições que os formam, os pesquisadores, docentes e estudantes da área, seus organismos corporativos e sindicais etc