Servico social
As teorias do trabalho social são frequentemente apresentadas como a miríade de corpos de pensamento em competição e mutuamente exclusivos. Por outro lado, alguns apoiantes do ecletismo seleccionam aspectos de teorias diferentes para utilizar em conjunção. Malcom Payne argumenta que qualquer uma das aproximações requer um entendimento firme das diferentes origens e significados das ideias teoréticas do trabalho social e das formas como elas foram construídas na prática do trabalho social. Alem disso, ele oferece uma terceira via.
Teoria Moderna do Trabalho Social mostra como entender a construção de teorias dentro do contexto moderno da prática do trabalho social fornece formas práticas para os trabalhadores criticarem, analisarem e desenvolverem as teorias para ir de encontro às necessidades reais da prática pelo mundo moderno fora.
Esta importante nova edição inclui actualização substancial do princípio ao fim e dois capítulos completamente novos que discutem o desenvolvimento social e comunitário e as teorias anti-opressivas e anti-discriminatórias. Há mais material sobre trabalho com grupos, trabalho residencial e trabalho comunitário. Uma maior referência à literatura mundial sobre trabalho social fortalece ainda mais o valor do livro, permitindo aos estudantes e praticantes aproveitar ideias de diferentes países e culturas. Acima de tudo, a qualidade contínua de Teoria Moderna do Trabalho Social é a sua análise crítica clara, concisa mas detalhada das principais ideias utilizadas na prática do trabalho social.
Malcom Payne é professor e director de Estudos Comunitários Aplicados na Universidade Metropolitana de Manchester, tendo valiosamente trabalhado no serviço de liberdade condicional, nos