servico social mocambicano
A questão da explosão do paiol, o tráfico de pessoas, órgãos humanos, o crime organizado, a corrupção que está a exponenciar, são outros motivos que trazem ou trosseram a tona a questão da insegurança nos pais. Estas informações foram reveladas pelo jornal savana.
No que diz respeito ao estado actual de bem-estar social, Moçambique vem ultimamente a expandir a educação construído novas escolas, o ensino primário gratuito etc. na saúde, as vacinas são gratuitas de 1-5 anos de idade.
A questão de bem-estar social ainda não está satisfeita no nosso pais, visto que: há um número exacerbado de pobres. As estatísticas mostram que 75% dos moçambicanos vivem com um rendimento médio inferior a $1,25US dólares por dia e 90% com rendimento inferior $2US dólares por dia, a pobreza rural é mais aguda (71%) que a pobreza urbana (62%). São dados obtidos pelo inquérito (pobreza e bem-estar em Moçambique).
O estado actual de bem-estar económico não é dos melhores, se disse-mos de antemão que a pobreza está aguda, significam que a economia domestica per capta não é das melhores.
Actualmente discute-se a ideia de que com o novos descobrimentos dos minerais e do gás natural se verificaria uma melhoria das condições de vida da população nacional, mas o que se verifica é simplesmente um crescimento que não é acompanhada pelo desenvolvimento pois os recursos socialmente adquiridos não são equitativamente redistribuídos.