servico social 2 semestre. 2014
francieli taiête
evolução no mercado de trabalho
Umuarama
2014
francieli taiête
evolução no mercado de trabalho
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Fundamentos, Sociologia, Ciências Politicas e Filosofia.
Prof. Rosane, Sergio,
Wilson, e Adir.
Umuarama
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
4 REFERÊNCIAS 8
1. INTRODUÇÃO
A partir da década de 70 até os dias de hoje, a participação das mulheres no mercado de trabalho tem apresentado uma espantosa progressão. Se em 1970 apenas 18% das mulheres brasileiras trabalhavam, chega-se a 2007 com mais da metade delas (52,4%) em atividade.
O aumento do desemprego, mudanças de quem trabalha na família ( não necessariamente só o homem trabalha), menor renda familiar. A falta de oportunidades levou ao desemprego dos principais mantenedores da família.
Os sinais do desemprego e menor renda familiar podem ser notados principalmente em grandes metrópoles, onde cresceu o numero de crianças nas ruas e aumentou a violência.
Apesar das mudanças que ocorreram as famílias se rearranjaram no mercado de trabalho, porém não conseguiram manter os mesmos rendimentos.
Houve ausência de politicas de empregos, apenas tinha o apoio temporário ao desempregado através do seguro desemprego. Em 1995 pode-se observar o interesse de implementar essas politicas.
2. DESENVOLVIMENTO
A relação família – trabalho mostra uma complexa relação entre determinantes econômicos e os determinantes culturais. Houve uma divisão sexual do trabalho vigente tanto no mercado de trabalho quanto na família, isso possibilitou uma articulação das duas dimensões.
Algumas transformações como a redução das famílias compostas por casais e filhos e o crescimento de famílias sem cônjuge, também o crescimento das famílias chefiadas por