serragem como aditivo no concreto
Curso: ENGENHARIA CIVIL
Disciplina: QUÍMICA GERAL E TECNOLÓGICA
Período: 3° semestre Ano: 2014
Estudo sobre a serragem como aditivo no concreto
1 Introdução
A reciclagem tem se mostrado uma grande alternativa para amenizar os efeitos da geração de resíduos tanto na construção civil como nas indústrias em geral. Este artigo tem como objetivo demonstrar a possível utilização do pó de serragem de madeira como aditivo no concreto que não tem fim estrutural, uma vez que atualmente a única opção de fim é a queima. Colocando em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas de química, organizamos os dados obtidos em experimentos, e, em seguida, analisamo-los. Avaliamos também a vantagem ambiental alcançada ao incorporar parcialmente a serragem como aditivo no lugar da areia na produção do concreto. O material é composto por 3 diferentes traços, estes realizados no laboratório de solos da Fai Faculdades com supervisão da professora Ubiridiana Dal Soto Locatelli.
2 Objetivos
2.1 IMpactos ambientais
A construção civil é um dos setores que provocam maior impacto ambiental devido ao elevado consumo de matéria-prima. Sabe-se que a combustão do pó de serra resulta na retirada de oxigênio da atmosfera, na liberação de vapor de água e do gás carbônico, agravando ainda mais a poluição ambiental.
A partir dos resultados obtidos no presente estudo, conclui-se que a utilização do pó de serra como agregado miúdo em substituição parcial ou total do agregado miúdo mineral, possibilita a redução significativa do agregado mineral (areia) na produção de blocos de concreto para vedação e/ou elementos de enchimento em lajes pré moldadas, comportando-se como um material mais leve e termo isolante, em função da baixa condutividade térmica do pó de serra.
A utilização do resíduo da madeira traz grandes benefícios ao meio ambiente, pois através do emprego do pó de serra, promove-se a subtituição de outras